quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nosso melhor momento é cuidar de você!



............ Realça a beleza feminina em todas as suas fases

A mulher não é a mesma ao longo do mês. Por isso, a frase que acompanha a logomarca: Realçando a beleza de todas as suas fases, não poderia ser mais verdadeira.
Pode-se dividir o mês em quatro fases diferentes pelas quais a mulher passa. Na primeira, devido às flutuações hormonais, do período final da menstruação até a ovulação, que se caracteriza pela eliminação de toxinas e do líquido acumulado na fase pré-menstrual, às mulheres parecem mais enxutas, sendo o momento ideal para uma limpeza de pele e tratamentos faciais.
Na segunda fase, no período da ovulação, o quadro é bem diferente. As mulheres podem ficar mais sensíveis e tensas. Para evitar o inchaço e o mal-estar, a drenagem linfática e as massagens são ideais.
Na fase seguinte, entre a ovulação e o pré-menstrual, os hormônios estimulam a sensualidade, portanto, a esfoliação facial e corporal, além da hidratação, é indispensável.
E, finalmente, na quarta e última fase, durante a TPM, a mulher, além de reter muitos líquidos, sente aquele quase incontrolável desejo por doces e carboidratos, aumentando ainda mais os riscos de inchaço, o rompimento de vasinhos e o acúmulo de cravos e espinhas. Drenagem linfática e massagens podem ser novamente, os recursos mais indicados.
Portanto, as mulheres precisam ficar atentas a todas estas fases para passarem por elas da maneira mais agradável.
Recorra, então, ao melhor tratamento indicado para cada fase.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Esfoliação corporal.


O corpo consiste de 60 a 70% de água. A derme contém 70% e a pele em torno de 15%. A água é à base de todas as reações bioquímicas que constituem o metabolismo celular sendo, então, essencial para o funcionamento das células.
Ninguém está imune ao ressecamento  da pele principalmente após grande exposição ao sol do verão. A pele perde seu brilho natural, a textura fica irregular como se não tivesse elasticidade.
A pele do corpo precisa de um empurrãozinho de vez em quando para recuperar seu equilíbrio natural, hidratar, recuperar a firmeza e acalmar irritações menores.
Para ajudar a pele a respirar e para facilitar a penetração do hidratante diário nada melhor do que uma hidratação corporal.
É feita uma esfoliação da pele para remoção suave das células mortas, permitindo remineralizar e estimular a circulação periférica. Após a esfoliação, inicia-se a massagem com cremes hidratantes por todo o corpo. É um tratamento que permite uma hidratação lenta e profunda da pele excelente tanto no verão como no inverno.
Após a sessão, a pele readquire luminosidade, maciez e firmeza. Duração: 1 h


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Drenagem Linfática.



Drenagem linfática.
Os cientistas Barttholin e Rudbeck estudaram o sistema linfático pela primeira vez no ano de 1700. Eles estabeleceram a ideia da existência de um sistema de líquidos diferente do sanguíneo, vindo dos espaços extracelulares vertendo seu conteúdo no sistema venoso. Células especiais, como os linfócitos e os leucócitos (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo) são encontradas na linfa. Os vasos linfáticos ajudam o sistema vascular sanguíneo na remoção de impurezas; distribuem pelo corpo as gorduras recolhidas nos intestinos; contribuem para o funcionamento dos mecanismos de defesa do organismo.
Por tudo isso, a Drenagem Linfática é excepcional! Carrega o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.
Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua mulher e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
As manobras também fortalecem o organismo contra as infecções, reduzem a sensação de peso nas pernas, melhoram a oxigenação dos tecidos e o funcionamento dos órgãos, entre outros benefícios. Indicada no pré e pós-cirurgia plástica e lipoaspiração, gestantes, mulheres que retêm líquidos, melhorando também a celulite, dentre outros benefícios.
INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA
A drenagem linfática manual é indicada nos seguintes casos:
Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos
Tratamento ou prevenção de diversos distúrbios, sequelas ou patologias que envolvem as áreas de angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, pré e pós-cirurgias, ortomolecular, stress, esporte, estética, dentre tantas outras.
Pré e pós-cirurgia plástica
Tratamentos de revitalização facial
Retenção de líquidos
Celulite
Rejuvenescimento através da circulação – combates radicais livres;
Pré e pós-operatório;
Má circulação sanguínea de retorno;
Musculatura tensa;
Tensão nervosa.
CONTRAINDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA
A drenagem linfática manual é contraindicada nos seguintes casos:
Infecções agudas; insuficiência cardíaca descompensada; flebites; tromboses; trombo flebites; síndrome seno carotídeo; hipertensão; certos tipos de afecções da pele; câncer e bronquite asmática; hipertireoidismo; infecções.
O que você está esperando para marcar a sua?



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AS PROPRIEDADES DA ARGILA.

Foi uma das primeiras formas de medicina natural e as suas virtudes terapêuticas continuam a ser reconhecidas. De origem vulcânica, apresenta altos teores de sais minerais e aminoácidos.
A argila tem uma estrutura molecular que fornece a capacidade de absorção, possuindo a capacidade 
de eliminar toxinas e substâncias nocivas ao organismo possui efeitos antissépticos e antimicrobianos, possuindo ainda, propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.
A argila é uma substância utilizada para tratamento de doenças, desintoxicação e regeneração física, capaz de eliminar toxinas e impurezas favorecendo a renovação celular.
É recomendada para peles oleosas e normais, pois ela é responsável em absorver o excesso de sebo, pode ser utilizada no couro cabeludo em casos de cabelos oleosos.
A argila verde apresenta ainda propriedades analgésicas e tem sido utilizada para tratamentos de pele em salões de beleza e clínicas de estética em tratamento de cravos, espinhas e rugas.
Ainda temos:
ARGILA BRANCA: Cicatrizante (alumínio presente), clareadora, indicada para tratar manchas, peles sensíveis. É a mais leve de todas. Usada em mascaras faciais e champôs para cabelos secos.
ARGILA VERMELHA: Hidrata e previne o envelhecimento da pele. Redutora de medidas e pesos. Ativa a circulação.
ARGILA AMARELA: Formação do colágeno da pele (rica em silício). Indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Hidratante, atua na flacidez cutânea.
ARGILA ROSA: Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade, hidrata a pele, aumenta a circulação. Argila suave é indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Efeito tensor, ajuda nos tratamentos de flacidez.
ARGILA PRETA: Ou lama negra é considerada muito nobre. Raramente encontrada. Tem ação anti-inflamatória, anti-stress, revitaliza o couro cabeludo, etc.
ARGILA MARROM: Ativa a circulação, é uma argila rara devida sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os Chakras


Os chakras ou centros de energia se relacionam não apenas aos órgãos e às funções do organismo, mas também regem as emoções.
Como pequenos redemoinhos coloridos, reagem ao ambiente e regulam a entrada e a saída da força vital.
Quando em equilíbrio, esses centros permitem que a energia flua de maneira saudável. Enfraquecidos ou excessivamente ativados, de acordo com nossas experiências e reações frente às situações, podem causar bloqueios, dificuldades nos relacionamentos e até mesmo doenças.
Práticas como meditação, ioga, cromoterapia, consciência corporal contribuem para harmonizar, alinhar e reequilibrar os chacras, ativando glândulas endócrinas e órgãos relacionados a cada um deles.
Os sete chakras principais estão distribuídos entre a base da coluna e o alto da cabeça:

1º CHAKRA : MULADHARA
Chakra Raiz ou Básico
Localização: Região do períneo
Cor: Vermelho
Ligado as glândulas supra-renais
SOBREVIVÊNCIA
Associado ao intestino grosso e aos rins. Influencia também a coluna, pernas e ossos.
Conecta o sistema de energia sutil à terra. Sua energia possibilita o caminhar seguro pela vida, a garantia da auto-preservação, as necessidades básicas de sobrevivência, a energia física, o domínio do corpo, estabilidade, segurança, coragem, tranquilidade, saúde.
Em desequilíbrio traz insegurança, baixa auto-estima, falta de coragem para enfrentar forças externas e medo.

2º CHAKRA : SVADHISTHANA
Chakra Sacro
Localização: 3 a 4 dedos abaixo do umbigo, na região pubiana
Cor: laranja
Ligado as glândulas sexuais ou gônadas
SEXUALIDADE
Associado aos órgãos genitais. Influencia também o baixo ventre, bexiga e vesícula.
Sua energia possibilita a associação da saúde à experiência de prazer, o dar e o receber, o compartilhar, o criar e procriar, a tolerância, a convivência, a habilidade de se permitir a entrega, o sentir, a sensualidade, o contentamento; e também nossa relação com o dinheiro.
Em desequilíbrio, provoca depressão, frieza emocional, sentimentos de rejeição e solidão.

3º CHAKRA : MANIPURA
Chakra do Plexo Solar
Localização: 3 a 4 dedos acima do umbigo, na altura do estômago
Cor: amarelo
Ligado a glândula pâncreas
IDENTIDADE e INDIVIDUALIDADE
Associado ao fígado e ao baço. Influencia também a vesícula, as supra-renais, os músculos do estômago e o sistema nervoso.
Sua energia possibilita a força para exprimir emoções e ter integridade, o poder pessoal, a vontade, a autoridade, o auto-controle, a auto-estima e auto-avaliação, o calor humano, o carisma, o humor, a energia vital, a consciência da integridade do “Eu”. Medo e raiva podem ficar alojados nele.
Em desequilíbrio induz à submissão, à falta de autoconfiança e à baixa auto-estima, compromete a tranqüilidade interior e torna a pessoa narcisista e egocêntrica.

4º CHAKRA : ANÁHATA
Chakra do Coração
Localização: no centro do peito
Cor: verde
Ligado a glândula timo
EMOCIONALIDADE
Associado ao coração e pulmões. Influencia também o sistema circulatório, braços e mãos.
Sua energia possibilita o sentimento de amor puro e incondicional por si mesmo e pelos outros, a expressão do afeto, o perdão (que cura os bloqueios deste chakra), a compreensão, o não-julgamento, a sensação de estar em paz.
Em desequilíbrio causa problemas de relacionamento, carência afetiva, tristeza, solidão e depressão.

5º CHAKRA : VISHUDHA
Chakra da Garganta ou Laringe
Localização: na base do pescoço
Cor: azul turqueza
Ligado a glândula tireóide
EXPRESSÃO CRIATIVA
Sua energia possibilita a experiência de auto-expressão e materialização daquilo que é mais verdadeiro na individualidade, o discernimento, a honestidade. É o centro a partir do qual falamos a nossa “verdade”, aquilo em que acreditamos ou consideramos verdadeiro em relação a nós mesmos e ao mundo à nossa volta; como nos relacionamos com os outros e com grupos também.
Em desequilibro pode causar dificuldade de expressão e incapacidade de reconhecer as próprias necessidades.

6º CHAKRA : AJÑA
Chakra Frontal
Localização: entre as sobrancelhas
Cor: azul índigo
Ligado a glândula pituitária
PERCEPÇÃO e ENTENDIMENTO
Influencia a visão, o cerebelo e o sistema nervoso central.
Sua energia possibilita a compreensão de si mesmo e do mundo, a intuição, a inteligência, a integração entre razão e emoção, a imaginação, a concentração, a sabedoria.
Em desequilíbrio pode gerar confusão mental, distração, ceticismo, memória fraca, medo do futuro e perturbações psíquicas.

7º CHAKRA : SAHASRARA
Chakra da Coroa
Localização: no alto da cabeça
Cor: violeta
Ligado a glândula pineal
ESPIRITUALIDADE
Tem inflência no córtex cerebral e o sistema nervoso central.
Sua energia possibilita a ampliação da consciência e a conexão com seu Eu Superior, a inspiração, a união com o Todo, a busca de significado pessoal no Universo, e também um armazenador de energia kármica.
Em desequilíbrio a pessoa tende a viver num mundo de fantasia ou em algum sonho futuro, não manifesta-se no mundo real.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Matéria publicada na Revista Contigo Vale a pena conferir.


Matéria publicada na Revista Contigo, edição de setembro de 2011, na seção “Viver com Saúde”, por Dr. Rondó, especialista em medicina preventiva. Vale a pena conferir:
Eu sempre fui fã de fazer uma boa massagem de tecidos profundos.
Aliás, às vezes eu acho que isto seja a única coisa que evita que os meus músculos se tornem um grande nó emaranhado.
Mas se você acha que mandar alguém esfregar cada centímetro do seu corpo é um luxo que é caro demais para você, eu vou provar que você está errado.  (E confie em mim—você vai me agradecer!)
Como a ciência de ponta tem demonstrado, a terapia de massagem é, afinal, mais “medicina” do que prazer.
Isto é porque uma boa massagem faz muito mais que relaxar músculos duros e doloridos—pode provocar mudanças biológicas também.
Os pesquisadores no “National Center for Complementary and Alternative Medicine” reuniram amostras de sangue de 53 adultos imediatamente antes e depois de uma sessão de massagem de 45 minutos;  29 receberam massagem de tecido profundo e os demais 24 receberam uma massagem leve. 
De acordo com o estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, as amostras de sangue mostraram que a massagem de tecido profundo efetuou decréscimos significantes de níveis sangüíneos do hormônio do estresse, cortisol, decréscimos em um hormônio que pode levar a um aumento em cortisol e aumentos de um tipo de célula branca sangüínea (linfócito) que faz parte do seu sistema imune.
Lembre-se de que o cortisol é um hormônio de estresse liberado pelas suas glândulas adrenais.  É bom quando você o necessita, e quando está em pequenas doses, porque ele te dá uma rápida explosão de energia, aumenta a sua memória, aumenta a sua tolerância de dor e incrementa a sua imunidade.  Mas isto tudo quando está em pequenas doses.
Como lhe disse antes, pessoas demais se encontram em um estado constante de estresse, que significa que seus níveis de cortisol estão constantemente altos demais.  E quando se trata da sua saúde, isto se traduz em um sistema imune deprimido, uma diminuição em densidade óssea, um decréscimo em tecido muscular, pressão sangüínea alta, função tireoidiana diminuída e um aumento em gordura estomacal.
Agora, de volta ao estudo sobre a massagem, porque os pesquisadores descobriram ainda mais boas notícias em relação ao efeito dela sobre os seus níveis de cortisol.
O segundo grupo de adultos—aqueles que receberam 45 minutos de massagem leve—também tiveram o seu quinhão de benefícios, incluindo níveis diminuídos do hormônio corticotrofina, que instrui as suas glândulas adrenais a liberar o cortisol, e aumento de oxitocina.
A oxitocina é aquele famoso “hormônio do amor”, que é conhecidamente um facilitador de ligações entre pessoas.  Ela também reduz os níveis de cortisol.
Este é um estudo no qual eu gostaria de me matricular!
Com benefícios como redução de pressão sangüínea, melhoria de humor e fortalecimento do sistema imune, a questão não é se você pode arcar com o custo da massagem—é se você pode arcar com as conseqüências de não fazê-la.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Doenças de Inverno


Doenças de Inverno
Com a temperatura baixa, várias doenças passam a atormentar o organismo. Vírus e bactérias se aproveitam dos lugares fechados para se espalhar, atingindo principalmente o sistema respiratório. Conheça as principais doenças de inverno e saiba como se prevenir.

Resfriado
Trata-se de um problema bastante comum que acomete as vias aéreas superiores — especialmente o nariz. Desencadeados por diversos vírus, como rinovírus, parainfluenza e alguns tipos de adenovírus. Eles acabam agredindo a mucosa do nariz e, como resposta, o organismo ordena a produção de muco para eliminá-los. Os sintomas, bem mais brandos do que os de uma gripe, são espirros, congestão nasal e coriza.
Não há remédio específico para os vírus do resfriado. Os medicamentos usados — como os descongestionantes nasais — combatem os sintomas até que o sistema imune se encarregue de abafar os invasores. Ficar de repouso pode ajudar.
A melhor forma de evitar a contaminação pelos vírus é fazer uma correta higiene das mãos e do nariz. Um estilo de vida saudável ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente para expulsar qualquer vírus ou bactéria.

Gripe
É um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Para conter o vírus, o sistema imune dispara uma reação inflamatória. O corpo todo participa desta reação – por isso as dores e a sensação de moleza. Os sintomas da gripe podem ser tosse, secreção nasal, dor de garganta, febre alta, cansaço, dor de cabeça e pelo corpo.
Os remédios usados contra a gripe atenuam os sintomas, como os antitérmicos, os analgésicos e os descongestionantes nasais. Casos mais graves exigem internação para evitar complicações, como pneumonias. A gripe pode ser mais intensa – e por isso exige maiores cuidados – para bebês, idosos e pessoas com o sistema imune debilitado.
Para se prevenir contra gripes é importante lavar sempre muito bem as mãos, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, não frequentar locais fechados e cheios de gente.

Rinite
É a inflamação da mucosa que reveste o nariz. Normalmente é alérgica: o organismo encara moléculas presentes na poeira e no mofo, por exemplo, como inimigos, e desencadeia uma reação alérgica. Como não é possível eliminar completamente aqueles elementos que atiçam as defesas do corpo, o nariz torna-se uma região constantemente inflamada. Vírus, bactérias e fungos, além de fatores irritantes não alérgicos, como odores fortes, também podem desencadear a inflamação. Os sintomas são: Coceira e irritação no nariz, coriza, espirros e congestão nasal.
Para o tratamento é possível lançar mão de medicamentos antialérgicos, mas manter o ambiente sempre limpo e arejado é essencial para controlar o problema. No caso da rinite bacteriana ou viral, o mais comum é que o quadro evolua, levando a outros tipos de inflamação, como sinusite ou otite.
Para se prevenir evite locais pouco ventilados, onde há acúmulo de poeira e mofo. O tratamento preventivo, com medicamentos, deve ser prescrito por um especialista caso seja necessário.

Sinusite
É a inflamação ou infecção dos seios da face, as cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos. O processo infeccioso pode ser desencadeado por diversos fatores, como alergia, fungos, vírus e bactérias. Normalmente a sinusite bacteriana surge depois de uma gripe, muito comum neste período do ano. Os sintomas da sinusite são: Obstrução nasal, dor de cabeça, dor no rosto, coriza, tosse, alteração ou ausência do olfato.
O tratamento varia de acordo com a origem. Para afastar uma sinusite alérgica, por exemplo, não adianta investir em remédios se o paciente continuar exposto aos fatores que causam a alergia. No caso da viral, é possível amenizar os sintomas com antigripais e descongestionantes – sempre com prescrição médica – até que o vírus saia do corpo. Já a bacteriana costuma ser tratada com antibióticos. Inalação e lavagem do nariz com soro ajudam a aliviar o incômodo.
Quem sofre de sinusite crônica deve tomar cuidados preventivos, como beber bastante líquido para se manter hidratado – isso deixa o muco menos denso, o que facilita sua eliminação. Evitar cigarro e ambientes muito poluídos também protege a mucosa contra inflamações.

Otite
O problema aflige principalmente as crianças. É uma inflamação na porção mais interna do ouvido, a chamada orelha média. Ela surge quando vírus ou bactérias que penetram as vias respiratórias conseguem migrar para a orelha. Os agentes por trás da gripe e do resfriado e a bactéria pneumococo, que também causa a pneumonia, estão entre os principais vilões. Num quadro de otite, o processo inflamatório vem acompanhado do acúmulo de secreções purulentas e, claro, das dores. Os sintomas são dor de ouvido e febre.
O tratamento consiste em combater o micro-organismo que disparou o problema. Assim, se a otite foi uma complicação de uma gripe, deve-se ficar de olho no vírus influenza, usando, se necessário, drogas antivirais, analgésicos e anti-inflamatórios — tudo sob orientação médica. Caso bactérias estejam por trás da encrenca, a ordem é recorrer aos antibióticos.

Bronquite
Trata-se da inflamação dos brônquios, uma espécie de tubo que sai da traqueia para conduzir o ar até os pulmões. O problema pode ter origem alérgica ou serem deflagradas por vírus e, mais raramente, bactérias. Quando o sistema imune dá bobeira, uma gripe é capaz de abrir a porteira para a complicação nos brônquios. Eles ficam mais contraídos e, com isso, a respiração se torna penosa. Substâncias tóxicas, encontradas no cigarro ou no ar poluído, também têm potencial para desencadear a bronquite. Os sintomas são: tosse falta de ar, expectoração excessiva, febre, chiado ou dores no peito.
O tratamento varia de acordo com a causa. Numa crise de bronquite, os especialistas se valem da inalação e aproveitam a própria via respiratória para administrar uma lista de medicamentos, como anti-inflamatórios, broncodilatadores e até antibióticos – caso as bactérias já tenham se intrometido na história. Se a inflamação dos brônquios tem fundo alérgico, outras drogas, caso dos antialérgicos, são requisitadas.

Pneumonia
Trata-se de uma inflamação ou infecção que ataca os pulmões, sobretudo quando o sistema de defesa foi debilitado por outro problema, como gripe, tuberculose, alcoolismo, fumo, diabete e males do coração. Pode ser causado por diversos microorganismos, como fungos, vírus, parasitas e bactérias. Uma vez nos pulmões, esses micróbios se instalam nos alvéolos — estruturas onde ocorrem as trocas gasosas — prejudicando a respiração. A mais comum é aquela desencadeada por bactérias pneumocócicas, as mesmas que podem provocar otite ou sinusite. O começo da pneumonia é bem parecido com uma gripe comum. Os principais sintomas são febre, mal-estar e tosse. Pode haver respiração curta e ofegante, além de dores no tórax.
Na maioria dos casos, recorre-se ao auxílio de antibióticos no tratamento – por via oral ou intravenosa. Até porque pneumonias virais acabam abrindo alas para bactérias proliferarem nos pulmões. Alguns médicos também recomendam exercícios respiratórios que ajudam a drenar a secreção.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Indo às compras. Mas sem neura


Você precisa mesmo do que vai comprar?
Na maioria das vezes a compra é movida por um impulso interno que nada tem a ver com o produto adquirido. O que está por trás do consumo? O que de fato queremos comprar?
Compramos coisas, muitas vezes desnecessárias, pra nos sentir mais seguros e poderosos. Mas, e aí? Será que resolve? Temporariamente talvez, mas logo será preciso outra coisa, depois outra e outra. É que a questão básica, a nossa auto-estima, não foi trabalhada. E é isso que realmente precisa ser nutrido. Cuidar melhor do que realmente é essencial, do que de fato precisamos mudar em nós, dentro e fora. Melhorar nossa relação com as pessoas, fazer coisas que nos tragam alegria, coisas que nos façam sentir criativos, produtivos e onde nosso verdadeiro poder pessoal se apresente. Nem um carro possante vai garantir isso, nem um vestido maravilhoso ou mobílias novas vão de fato mudar como me sinto em relação a mim mesmo.
Somos bombardeados por propagandas que nos vendem não margarinas, mas a família feliz, não o novo tênis, mas o corpo perfeito e a juventude, não o modelo novo de um carro, mas o poder. As coisas prometidas não podem ser compradas, elas têm de ser conquistadas. Temos que mudar hábitos, refazer pactos com nossa vida, família e, até, conosco. Reconhecer nossas conquistas, habilidades, nossas características e acreditar em nossos projetos. Apropriar-se do que é bom em nós, valorizar o que temos e transformar o que é preciso mudar.
Epicuro, filósofo grego, dizia sabiamente que para ser feliz é preciso desejar e querer coisas possíveis. Se desejarmos coisas fora da realidade vamos nos frustrar. Isso não quer dizer conformismo. Podemos e devemos desejar o melhor para nós em todos os sentidos. Mas desejar o que pode ser realizado. Assim, seremos mais felizes. Dando um novo significado pra vida com valores verdadeiros, dando importância ao que é de fato importante, muitas coisas perderão o sentido, perderão seu falso poder.
Porque poder mesmo, de verdade, é poder optar e saber se é importante ou necessário o que estou adquirindo, se é para meu conforto real ou se estou camuflando coisas que precisam ser vistas.
Nós somos, quase sempre, mais interessantes do que reconhecemos.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo) 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Da dificuldade de mudar hábitos


Ouvi um comentário e não pude deixar de dividir com vocês a reflexão. O comentário era de que algumas coisas são fáceis para alguns, mais muito difíceis para outros. E de fato acredito nisso. Para as pessoas que gostam de exercícios, quando falo em caminhadas diárias não parece nada assustador, mas para alguém que não gosta vai ser um verdadeiro esforço.

Nem sempre o que precisamos para nossa saúde ou bem estar é exatamente o que gostamos. Também pra mim, algumas coisas não são exatamente fluidas. E às vezes é muito difícil mudar alguns hábitos, incluir atividades, exercícios, chás, mudar alimentação, privar-se de alimentos que gostamos… Depois, quando conseguimos nos disciplinar e temos resultados, é muito gratificante – são conquistas saborosas.

Isso vale em várias situações. Por exemplo, quando, após introduzir exercícios de respiração, deixamos de ter insônia ou dores de cabeça, que tanto nos  incomodavam. Ou quando os alongamentos nos promovem visivelmente uma postura melhor e nossa coluna para de doer, percebemos a importância da disciplina.

Ou ainda quando refletimos e resolvemos repensar nossa alimentação, fazendo opções saudáveis, dizendo não aos alimentos tóxicos e sentindo nosso corpo funcionar melhor e nossas medidas diminuírem. Aí sabemos, com certeza, que valeu a pena.
Mas são mudanças que só nós podemos assumir. Estas e todas as mudanças, que dependem só da nossa dedicação, da nossa opção. Tudo que queremos mudar pede trabalho.

E, quer saber? Muitas vezes nos surpreendemos com o prazer de alguma atividade ou com novos sabores e sensações, que não conhecíamos.

Vou continuar insistindo e lembrando as pessoas (e a mim também) que vale a pena acordar mais cedo pra caminhar, fazer exercícios respiratórios, meditação, beber água, massagear os pés, tomar chá de camomila…

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Síndrome da pressa:

 Está correndo do que mesmo?

         

Será necessário tanta pressa? É mesmo tão urgente e imediato o que temos a fazer? Precisamos correr tanto e estar tão acelerados? Não seria esta urgência uma fantasia?

Perguntas assim surgem com a informação de uma nova síndrome sendo identificada e estudada por especialistas. Segundo eles, 30% dos brasileiros já sofrem com sintomas decorrentes da Síndrome da Pressa.

Precisamos repensar nossa correria e o desgaste que ela representa. Pensar em como fazer diferente. Andamos apressados, correndo e acelerados como se tudo fosse urgente, mas se você observar perceberá que na maioria das vezes a necessidade da pressa não é real. Algumas pessoas executam tarefas com rapidez, mas isso não quer dizer pressa. Rapidez vem da habilidade e facilidade pra fazer algo. Pressa é outra coisa: é o que leva você a tentar fazer todas as tarefas como se fossem urgentíssimas –e ao mesmo tempo já pensando na tarefa seguinte, correndo e se irritando de forma desproporcional com qualquer espera. Todos já nos sentimos assim em momentos de estresse. Mas isso não pode acontecer o tempo todo.

O hábito da correria desenfreada pode nos levar à síndrome da pressa. Pode também criar outros transtornos –ansiedade, síndrome do pânico, estresse, distúrbios do sono, deficiência digestiva, irritabilidade.

E a pressa é mesmo inimiga da perfeição: perdemos concentração e precisão, esquecemos coisas, nos acidentamos. Com isso, o trabalho sai mal-feito e é preciso refazê-lo. Ao repetir a tarefa, a justificativa de que corremos por ter urgência vai por água abaixo.

Existe hoje uma tendência de querer uma vida mais lenta –uma “slow life”. Cozinhar apreciando, andar pelas ruas podendo olhar as pessoas, ter bons momentos de descanso. Mais ainda: sentar com amigos pra papear sem a sensação de que precisamos estar em outro lugar, namorar sentindo o outro, brincar com os filhos, fazer exercícios sentindo os músculos… Tudo devagar.

Para combater a pressa e não deixá-la se transformar em síndrome, nossa principal aliada é a auto-observação. Estar atentos a nosso comportamento e perceber quando estamos acelerados além da conta. Só assim podemos interferir e desacelerar. A respiração é um recurso importante. Ela consegue alterar positivamente o metabolismo e nos acalmar. O suspiro é um exercício respiratório indicado. Diminui a frequência cardíaca e relaxa. É fácil: respire lento e profundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca com um som de suspiro. A cada respiração, a torne mais lenta e profunda. Faça isso por alguns minutos. Você pode e deve fazê-lo algumas vezes por dia, sempre que se sentir agitado ou acelerado. O suspiro é tão prazeroso que você vai colocá-lo no seu dia-a dia com facilidade.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo )                      


terça-feira, 3 de abril de 2012

TAI CHI CHUAN

A EFICÁCIA DO TAI CHI CHUAN

Realizada na maioria dos hospitais e clinicas da china, a técnica combina movimentos suaves, respiração profunda e meditação.

Existem muitas lendas sobre as origens do TAI CHI CHUAN, que datam do século XII A.C. A mais famosa delas é a historia do monge chinês ta oista chamado Chang San Feng. Hábil em várias artes marciais, ele sonhava em agregar princípios filosóficos ás técnicas corporais de luta e autodefesa. A partir da observação de animais como o tigre, o dragão, o leopardo, a cobra e a garça, o monge notou que os dois últimos eram muito mais hábeis na superação de oponentes fortes e ágeis. A partir dai, desenvolveu uma série de exercícios físicos que imitam seus movimentos, tidos como capazes de estimular a integração do ser humano por meio do fortalecimento físico, do equilíbrio emocional, da flexibilidade do corpo e clareza mental, bem como do desenvolvimento do discernimento entre o bem e o mal e do caráter pessoal.

POR QUE É BENÉFICO?

Para os chineses, o Tai Chi Chuan permite o fruir da energia vital QI (ar/força) por todo o corpo, equilibrando as forças opostas da natureza conhecida como YIN e YANG. Para a saúde, essa harmonia energética é benéfica de varias maneiras, uma vez que a prática fortalece ossos, músculos, tendões, metabolismo, além de garantir o bom funcionamento de todos os sistemas orgânicos, aumentar a capacidade pulmonar e estimular a circulação sanguínea. Há ainda melhora do equilíbrio e proveito psicológicos, que resultam no controle das emoções e mais concentração, respostas imediatas dos exercícios respiratórios e do foco exigido para a realização de todas as series de movimentos.

CUIDADOS PRÉVIOS

Embora considerado seguro, inclusive para os idosos, se praticado de forma excessiva ou sem supervisão, o Tai Chi pode causar torções e dores musculares. Gestantes devem iniciar após o terceiro mês de gravidez, e requerem acompanhamento de um instrutor. Pessoas com hérnias, problemas articulares, dores nas costas, torções fraturas ou osteoporose grave devem ser consultadas antes do inicio dessa prática. Segundo a professora Ângela Soci, diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, a técnica possui apenas uma contraindicação: indivíduos que sofrem de distúrbios mentais ou estejam em tratamento com remédios controlados.

Além disso, por ser considerada uma pratica de baixo impacto, pesquisa cientifica mostram que ela é benéfica para pessoas que sofrem com diabetes, doenças reumáticas, osteoporose, doença de Parkinson, doenças cardiovasculares, dor crônica, depressão, além de prevenir quedas.

CINCO VANTEGENS PARA QUEM PRATICA

Flexibilidade e força. Os exercícios requerem contração e relaxamento de determinadas partes do corpo, diminuindo a sensação de fraqueza e fortalecendo os músculos. A falta de flexibilidade e o enrijecimento muscular podem ser a causa de muitas dores e limitações. A prática ajuda a coordenar os movimentos corrigindo essas dificuldades.

Menos estresse. Durante o exercícios é preciso se concentrar na respiração e nos movimentos, e essa atitude ajuda a acalmar as emoções e a mente, promovendo uma sensação de bem-estar geral.

Melhora da postura. Ombros e costas são constantemente solicitados para o alinhamento da coluna durante os exercícios. E esses movimentos naturalmente estimulam a manutenção do alinhamento da coluna vertebral, evitando possíveis dores nas costas ou no pescoço.

Aumento da capacidade respiratória. O ritmo respiratório que se impõe durante os exercícios leve um estado mental e físico que estimula a circulação sanguínea. O resultado é mais oxigênio no cérebro nos músculos.

Estimulo do sistema imunitário. A prática melhora e harmoniza os órgãos, fortalecendo todos os sistemas, mantendo o praticante saudável e capaz de superar doenças como gripes, além de prevenir doenças degenerativas. ENTREVISTA CONCEDIDA Á REVISTA VIVA SAÚDE.

terça-feira, 13 de março de 2012

AYURVEDA

Ayurveda: do sânscrito
Ayur: vida
veda: ciência, conhecimento
Ainda pouco conhecida no Brasil, à massagem Indiana, que integra o sistema de medicina Ayuvédica, vem cada vez mais despertando o interesse dos terapeutas corporais. Além da massagem propriamente dita, utiliza-se de instrumentos como mantras, mandalas, cristais, ervas, perfumes e trabalha com a energia dos chakras, da Kundalini e com os nossos sete corpos. Tal complexidade é uma verdadeira iniciação para massagistas e massageado, visa reequilíbrio físico e espiritualmente.
Faz-se bastante alongamento na coluna, que é por onde a Kundalina se manifesta, e no mínimo a pessoa consegue ter (insights) dessa energia. A Kundaini é uma energia de vida com capacidade de provocar a elevação do ser, alimenta todos os nossos chakras, que são outro nível muito trabalhado na massagem indiana.
A massagem indiana dura em média uma hora.
É essencialmente preventiva e age para restabelecer o equilíbrio físico- espiritual do individuo. Ela harmoniza o corpo energético, previne doenças estimulando as defesas naturais do organismo, atua nos sistemas glandular e endócrino, além de tratar fraquezas gerais do coração, fadiga, desequilíbrios nervosos, perturbações mentais e emocionais.

PONTOS PARA O INHAME

Popular na mesa brasileira, esse tubérculo possui benefícios que vão muito além do seu sabor.

É ótimo para o cérebro

A razão do sucesso está na grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes no tubérculo. Enquanto a niacina (vitamina B3) estimula a memoria e diminui o impacto do estresse do dia a dia, a tiamina (VITAMINAB1) é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos.

Ameniza sintomas da depressão

O inhame possui carboidratos que estimula o aumento da síntese de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Para melhorar sintomas de depressão e estresse, recomenda-se a ingestão de pequenas porções de inhame ao longo do dia.

Aumenta as defesas naturais do corpo

Isso porque o tubérculo é rico em vitaminas A e C. Ambas estimulam a produção das células de defesa e auxiliam na exterminação de bactérias nocivas ao organismo. Com isso, diminui-se a suscetibilidade a infecções e outras doenças. Para completar, o tubérculo estimula a ação de enzimas de ação oxidantes que também podem combater micro-organismos.

Colabora com a perda de peso

A diosgenina do inhame impede que as moléculas de gordura sejam absorvidas pelo intestino e estocadas na forma de pneuzinhos. Além disso, ele possui alto teor de fibras, baixo índice de gordura e garante saciedade por mais tempo. Entretanto, deve ser consumido com moderação, já que é cada 100g possui aproximadamente 100 kcal.

Combate o colesterol ruim

A ação da diosgenina contra a gordura também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino. Com isso, diminui-se a chance de o LDL cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Um segundo beneficio é que esse fito-hormônio aumenta os níveis do bom colesterol (HDL), o que auxilia muito na redução dos riscos de doenças cardíacas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dicas

CANELA INCONFUNDÍVEL

QUALQUER RECEITA FACA MUITO MAIS SABOROSA COM ELA!

ALÉM DE INCREMENTAR OS PRATOS, BENEFECIE A SUA SAÚDE

REDUZ SIGNIFICAMENTE O AÇÚCAR NO SANGUE

Temperar com canela um alimento com teor elevado de açúcar ajuda a diminuir o impacto dessa substancia. Isso porque a canela estimula a produção de insulina, aumenta a eficácia de seus receptores e abranda o esvaziamento do estomago após a ingestão. Quando o estomago esvazia rapidamente, isso provoca um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, e a canela retarda esse processo.

MELHORA O COLESTEROL

É por isso que os médicos recomendam o consumo de meia colher (de sopa) por dia da especiaria, uma vez que ela tem papel importante no combate ao colesterol. Os antioxidantes que estão presentes na canela ajudam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem e sejam satisfatórios.

AJUDA A AUMENTAR O FLUXO MENSTRUAL

O chá de canela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado tanto para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados. Por ter propriedades vasodilatadoras, também diminui a pressão arterial. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o chá de canela não é abortivo. Trata-se de um mito.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SHIATSU TERAPIA


Relaxa a mente e o corpo.

Restabelece e equilibra a energia.

Melhora a respiração.

Melhora a postura.

Melhora a circulação.

Aumenta o bem-estar.

Clareia a mente.

Shiatsu é o termo utilizado para uma técnica de massagem milenar que utiliza a pressão dos dedos para liberação da musculatura do corpo, trata-se de uma técnica oriental, baseada no equilíbrio corpo-mente do individuo, atuando nos canais de energia vitais do corpo.


As melhorias produzidas pelo Shiatsu ajudam a elevar o nível de energia do paciente, regulam e fortalecem o funcionamento dos órgãos, fazendo com que haja um maior estímulo das resistências naturais do organismo aos mecanismos desencadeadores das doenças.


O corpo armazena emoções, sentimentos e reflete nosso estado emocional. Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, mas ajudamos o bloqueio a se dissolver. Shiatsu é terapia de reequilíbrio físico e energético.


Essa massagem é muito eficiente na eliminação de dores em geral, tensão emocional, ansiedade, medo, depressão, distúrbios digestivos, bloqueios sexuais, frigidez, pressão alta, pressão baixa e fortalece o sistema imune etc.


A massagem constitui não só uma terapia poderosa para recuperação de tensão e fadiga, como uma ferramenta poderosa de medicina preventiva, mantendo as pessoas saudáveis.


A massagem dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando a congestão ao longo do corpo. A massagem age como um "limpador mecânico" da circulação sanguínea, estimulando e acelerando a eliminação de desperdícios e escombros tóxicos.


Ela também pode compensar, em parte, por falta de exercício, a contração muscular em pessoas que por causa de doença ou da idade são forçadas a permanecer inativas.


A massagem melhora o tônus muscular e ajuda a prevenir a atrofia muscular, que é o resultado da inatividade forçada. A pessoa não precisa estar doente para desfrutar de um tratamento de Shiatsu.


A massagem de um modo geral é essencial para o corpo humano ajudando a manter uma boa saúde.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ameixa seca

A grande diferença entre essas e as in natura está relacionada ao processo de desidratação, que faz que os nutrientes e o açúcar fiquem mais concentrados enquanto a perda de líquidos ajuda a conservar a fruta por mais tempo. Essa versão oferece os mesmos benefícios e um pouco mais. As fibras liberam energia aos poucos na corrente sanguínea. Por isso, o consumo da fruta é indicado antes e após a prática de exercícios físicos, orienta a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro. Além disso, os carboidratos essenciais ajudam a manter os músculos fortes.

VOÇÊ SABIA?

ESTUDO REALIZADO NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DA FLÓRIDA E DO ESTADO DE OKLAHOMA, NOS ESTADOS UNIDOS, CONCLUIUBQUE INGERIR DEZ AMEIXAS SECAS POR DIA MELHORA A DENSIDADE DOS OSSOS EM MULHERES QUE JÁ PASSARAM PELA MENOPAUSA.

ENTREVISTA CONCEDIDA Á REVISTA VIDA NATURAL E EQUILÍBRIO.

ADORÁVEL AMEIXA

Bastante presente no cardápio dos brasileiros, a fruta é capaz de regular o funcionamento do intestino, proteger o coração contra doenças e também auxiliar no emagrecimento.

Adocicada, de cor brilhante, casca rígida e de formato arredondado, a ameixa (Prunus domestica) já é famosa no mundo inteiro há séculos. O que muitos não sabem é que a fruta suculenta ajuda a emagrecer, faz bem ao coração e ao intestino e tem pouquíssimas calorias para se ter ideia, 100 gramas delas trazem, aproximadamente, 47 kcal. Sem falar que o alimento é rico em vitaminas A, B, C e E, potássio e ferro e tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Por conta de todos esses nutrientes, ela é capaz de prevenir alguns tipos de câncer, combater os radicais livres e melhorar o fluxo sanguíneo e o aspecto da pele e dos cabelos. Pode ser consumida fresca, seca, em compotas, geleias e drinques. Confira!

Solução antibarriga

Sentiu vontade de devorar um docinho depois do almoço ou no final da tarde? Coma ameixa. Uma única unidade diminui a compulsão por comida, a vontade por doces e proporciona saciedade. Esses são alguns dos benefícios das fibras presentes em abundância no alimento, o que contribui efetivamente para o emagrecimento, informa a nutricionista funcional Karin Honorato, da clinica Trinutrix, de Belo Horizonte. A boa noticia, também, é que os efeitos para enxugar a silhueta não param por ai; enquanto as fibras eliminam as toxinas do organismo, os altos teores de água e potássio hidratam o corpo.

Livre, leve e solta.

Não bastasse sua ação enxuga-barriga, a ameixa é muito recomendada por nutricionista para combater a desagradável prisão de ventre e deixar o intestino funcionando como um reloginho. Parte dessa responsabilidade é das poderosas fibras. Além delas, há também um laxante natural chamado isatina, aponta a profissional. Para garantir esse efeito, consumir de uma a três unidades por dia é o suficiente. Se a fruta estiver combinada com mamão ou laranja em um suco natural, melhor ainda. Outra maneira eficiente e prática para combater o intestino preso é colocar três ameixas secas em um copo com água durante a noite. Na manhã seguinte, ainda em jejum, tome a água e coma as frutas, recomenda a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro, da Comer e Viver Consultoria Nutricional, de São Paulo. É tiro e queda.

Coração blindado

A ameixa também faz um bem danado ao coração, ajudando-o a se livrar de encrencas. Algumas fibras do grupo dos polissacarídeos, principalmente a celulose e a pectina, diminuem a absorção de glicose e controlam as taxas do colesterol ruim (LDL) no sague, ressalta Karin Honorato. Isso significa que, regulando os níveis do colesterol ruim, a quantidade do tipo bom (HDL) aumenta, e os riscos das artérias entupirem e provocarem problemas, como enfarto e derrame, diminuem. Além disso, ela faz parte do grupo dos alimentos de coloração roxa, que apresentam boas quantidades de fitonutrientes, chamados fenólicos, antioxidantes protetores do amigo do peito, completa a nutricionista e personal diet, Juliana Saldanha, do Rio de Janeiro.

Sempre Fresquinha

Uma das vantagens da ameixa em relação ás outras é que ela não precisa ser mantida na geladeira para ficar sempre fresquinha e saborosa. Ou seja, pode ser facilmente carregada na bolsa para um lanche entre as principais refeições do dia. Para selecioná-las na hora da compra, prefira as que estejam firmes, mas ligeiramente macias quando pressionadas com os dedos. Se a casca estiver com cor viva e levemente esbranquiçada são sinais de que ela é de boa qualidade e não foi muito manuseada.

Congelá-la em recipientes próprios para freezer e bem vedados mantém suas propriedades e o agradável sabor. Lave-as em água gelada e deixe escorrer até secar completamente. Retire os caroços e congele em recipientes de tamanho apropriado á quantidade, sem apertá-las, nem deixar muito espaço sobrando. Para a fruta seca, basta coloca-las em potes e congelar, ensina Juliana Saldanha.

Vale ficar atento ás contraindicações de consumo. A ameixa fresca é rica em oxalato, uma substância não metabolizada pelo organismo. Por isso, se consumida em excesso, pode ocasionar a formação de cristais e cálculos, provocando assim problemas renais, alerta a profissional da Comer e Viver Consultoria Nutricional.

ENTREVISTA CONCEDIDO Á REVISTA VIDA NATURAL E EQUILÍBRIO .

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LOSNA DE SABOR AMARGO, A PLANTA FORTALECE O SISTEMA DIGESTÓRIO E TEM AÇÃO VERMÍFUGA

Nomes populares: losna, absinto, Artemísia, flor-de-diana, erva-dos-vermes, erva-dos-velhos, gotas amargas.

Nome cientifica: Artemísia absinthium

História: a planta é natural do norte da África, e suas propriedades já eram conhecidas no Egito Antigo, onde a utilizavam, principalmente, como vermicida. Já na Grécia Antiga, atuava como planta medicinal. As ações benéficas da erva também foram difundidas na China, no Paquistão e no Irã. Em contrapartida, seus efeitos no sistema nervoso aguçaram a criatividade de bartenders de todo o mundo, que a colocaram em bebidas alcoólicas. Essa mistura gerou o absinto, drinque hoje proibido por causar alucinações e danos ao sistema nervoso central.

Propriedades: atua na produção e armazenamento da bile e evita espasmos em órgãos como estômago, bexiga e intestino, sendo indicada para amenizar cólicas. Além disso, seus óleos essenciais estimulam os sucos digestivos, o que favorece a digestão eo tratamento de diarréia. Ela ainda estimula o apetite: a recomendação é tomar o chá (veja receita) antes das refeições.

Pesquisas realizadas na Universidade de Freiburg, na Alemanha, e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, relacionaram a losna ao tratamento da doença de Crohn, caracterizada pela inflamação do sistema digestório normalmente o intestino e causa febre, desarranjos e dores abdominais. Outros estudos, como o da Universidade de Bonn, também na Alemanha, vão além e indicam que em pequenas quantidades, a erva tem papel de protetora do sistema neurológico. Vale dizer que alguns efeitos antioxidantes são atribuídos á planta, internacional que os comprove.

Contraindicaçães: altas doses causam dores de cabeça, náuseas e tonturas. Por isso, é liberado o consumo de apenas dois a três gramas de folha para a infusão , entre cinco e sete dias, no máximo. Grávidas não podem, de maneira alguma, ingeri-la, pois a Artemísia vulgaris, a planta irmã, tem propriedades abortivas, o que aumenta os riscos da losna também apresentá-las. Por fim , a infusão não é indicada para lactantes, pois seu amargor pode passar para o leite materno, causando rejeição pelo bebê.

Partes consumidas: as folhas, normalmente utilizadas para chás e tinturas.

Características: mede entre 40 centímetros e um metro de altura. De caules curtos e sedosos, as folhas são verdes na parte superior e branco-prateadas na inferior, e apresentam formatos diferentes. As flores são amarelas e pequenas e ficam na parte superior do caule. A planta se adapta bem ao clima mais seco e é resistente ao inverno rigoroso. Para cultivá-la em casa, basta comprar a muda em um lugar de confiança e plantá-la.

Pode ser encontrada: em ervanários e feiras livres.

Curiosidades: na Bíblia, ela é símbolo de pesar e amargura. Já na Grécia Antiga, fez tributo a Ártemis (em latim, Diana), a deusa da caça, de onde surgiu seu nome científico.

Fontes: Entrevista concedida á revista Vida Natural e Equilíbrio, Pelo médico Alex Botsaris, e estudioso de fitoterapia; e André Hinsberger, especialista em fitoterapia do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi.